Foi firmado em junho um amplo acordo de cooperação entre a Unesp e a Universidade de Barcelona (UB). As ações são coordenadas, neste momento, por Rosangela Leote, professora do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) do Câmpus de São Paulo, e, pelo espanhol por Josep Cerdà Ferre, do Departamento de Escultura da Faculdade de Belas Artes.
Ações colaborativas são executadas, nos âmbitos da Pesquisa e da Extensão, tendo sido materializadas em eventos realizados em setembro último pelo GIIP (Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – IA-Unesp/CNPq), que promoveu o 2º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia & Realidades Mistas e o Diálogos Intercontinentais 2.0: “Convergência e Media City” , dos quais Cerdà fez parte, não apenas como palestrante, mas também como coordenador de workshop associado à linha de pesquisa Arte e Midiacityque, que envolveu vários membros do Grupo de Pesquisa GIIP e da comunidade da Unesp e vizinhanças.
A UB é uma instituição de excelência, reconhecida internacionalmente. Tem declarado empenho em colaborar com outras universidades e outros tipos de instituições, cujo interesse seja elaborar e executar ações que contribuam para o progresso das Ciências, da difusão da cultura e do desenvolvimento da sociedade, tanto à nível local como internacional, tal qual se dão nossas práticas institucionais.
O grupo de pesquisa consolidado pela UB “Arte y ciencia. Aplicaciones e implicaciones. BRAC (Barcelona Investigación: Arte y Creación)” e o grupo de pesquisa GIIP compartilham quase a mesma denominação, a mesma finalidade investigativa e os mesmos interesses acadêmicos no desenvolvimento dos estudos de interelação Arte e Ciência. “Ambos grupos desenvolvem um trabalho multidisciplinar a partir dos cruzamentos entre Arte, Ciência e Tecnologia, e tem como finalidade gerar uma rede colaborativa de pesquisa internacional”, diz Rosangela.
Na avaliação da professora do IA, encontrou-se extrema facilidade de comunicação entre as partes envolvidas nas práticas de pesquisa e extensão que até aqui foram desenvolvidas e percebe-se que é possível estabelecer continuidade dessas práticas através do acordo bilateral. Existiria, portanto, interesse imediato dos estudantes relacionados ao GIIP em desenvolver visitas de intercâmbio na UB e o perfil dela faz ver que outros estudantes e professores, não apenas do grupo de pesquisa, mas do IA e de outras unidades da Unesp poderiam usufruir de forma contributiva deste tipo de convênio.
Além disso, as ações realizadas em setembro continuam em algumas frentes. Uma delas é em São Luis do Paraitinga, com os projetos Rio que Canta e Rua da Música, coordenados pelo professor José Xaides da Unesp de Bauru. O GIIP participará deles em diversas vias, sendo uma delas o desenvolvimento de esculturas sonoras e com o workshop R.U.A, coordenado por Lilian Amaral, pós-doutoranda da Unesp, dentro do Projeto de extensão “Zonas de compensação” (http://zonasdecompensacao.wordpress.com)
Área do GIIP no sistema grupo do CNPq (sistema oficial): http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=03308035HQX7JS
SKYPE: giip.unesp
Streaming: http://www.livestream.com/giip
Facebook: GIIP Sistema grupo (CNPq)
Contatos
Sem comentários:
Enviar um comentário