quinta-feira, 11 de abril de 2013

36 ANOS DE FE/IS-UNESP


Em 11 de abril de 1977 a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira iniciava suas atividades com os cursos Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica¹. Com 30 vagas para cada habilitação, timidamente trabalhava para construir o que viria a ser a renomada FE/IS-UNESP. 

Em 1978, agregou o curso Tecnólogo de nível superior em Ciências Agrárias, nas modalidades Fitotecnia e Bovideocultura, que posteriormente, foi substituído pela atual Agronomia¹.

Prof. Dr. Nelson de Araújo
Em 1989 foi eleito o primeiro diretor e vice-diretor da FE/IS-UNESP, os quais foram o Prof. Dr. Nelson de Araújo e o Prof. Luiz de Souza Corrêa, respectivamente¹.

Em 1998 estabeleceu-se os departamentos: Biologia; Ciências do Solo e Engenharia Rural; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Física e Química; Fitotecnia, Economia e Sociologia Rural; Matemática; e Zootecnia¹.

Em 2001 foram extintos os departamentos: Biologia; Ciências do Solo e Engenharia Rural; e Zootecnia, criando os atuais departamentos de Biologia e Zootecnia; Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos; e Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia¹.

Atualmente, a UNESP é a segunda melhor Universidade do país, com a maioria dos cursos da FE/IS avaliados entre 4 e 5 estrelas, de acordo com o Guia do Estudante².

Hoje, está completando 36 anos de atividades. Estas, desempenhadas com a dedicação de todos os membros, de todas as áreas, a fim de atingir a missão da organização, que é:

"Exercer sua função social por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, com espírito crítico e livre, orientados por princípios éticos e humanísticos. Promover a formação profissional compromissada com a qualidade de vida, a inovação tecnológica, a sociedade sustentável, a equidade social, os direitos humanos e a participação democrática. Gerar, difundir e fomentar o conhecimento, contribuindo para a superação de desigualdades e para o exercício pleno da cidadania.³" 


Parabéns, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira!!!


___________________________________________________________________
¹ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Histórico. Ilha Solteira, 2012. Disponível em: <http://www.feis.unesp.br/#!/instituicao/historico/>. Acesso em: 11 abr. 2013.

² ONDE estudar. Guia do Estudante. São Paulo: Abril, 2013. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/?qu=unesp%20ilha%20solteira>. Acesso em: 11 abr. 2013.

³ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Reitoria. Plano de desenvolvimento institucional. São Paulo: UNESP, 2013. Disponível em: <https://ape.unesp.br/pdi/execucao/index.php>. Acesso em: 11 abr. 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário