segunda-feira, 14 de maio de 2012


A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (14) que concederá seu prêmio John W. Kluge 2012 ao ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, por suas contribuições ao estudo de humanidades e pela liderança na transformação do Brasil.
FHC (1995-2002) receberá o prêmio, no valor de US$ 1 milhão, em uma cerimônia no dia 10 de julho na Biblioteca, explicou um comunicado.
O ex presidente Fernando Henrique Cardoso dá entrevista à imprensa neste sábado. (Foto: Gustavo Rampini/AE)
O ex presidente Fernando Henrique Cardoso dá entrevista em 2 de julho de 2011
"Suas análises das estruturas sociais do governo, da economia e das relações raciais no Brasil assentaram as bases para sua liderança como presidente na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação a uma democracia vibrante, inclusiva e com forte crescimento", diz o texto.
Segundo a Biblioteca do Congresso, a profundidade intelectual do ex-presidente, a quem chama de um dos "maiores líderes do Brasil", fica clara no fato de seus sucessores na presidência terem mantido várias de suas políticas. O texto também afirma que ele aplicou políticas que "seguiam a lógica de suas análises acadêmicas anteriores".
Fernando Henrique Cardoso "é o tipo de intelectual que combina uma pesquisa profunda com a evidência empírica", disse James Billington, diretor da Biblioteca.
O ex-presidente brasileiro, autor de mais de 23 livros e de cerca de cem artigos, é o oitavo vencedor do Kluge, desde que este prêmio que leva o nome do magnata dos meios de comunicação foi concedido pela primeira vez em 2003 ao filósofo polonês Leszek Kolakowski.


Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/fhc-ganha-premio-da-biblioteca-do-congresso-dos-eua.html

Sem comentários:

Enviar um comentário