quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UNESP NO TOPO DA LISTA: 2ª melhor do país


As três universidades estaduais paulistas estão mais uma vez colocadas entre as melhores do País, de acordo com a publicação especializada Guia do Estudante, da Editora Abril. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficaram, respectivamente, em 1º e 2º lugares, entre todas as instituições brasileiras, na oitava edição do prêmio Melhores Universidades. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obteve a oitava colocação no ranking das escolas públicas.

Os resultados foram divulgados no fim de outubro. O Guia do Estudante avaliou 5.119 cursos de graduação de 773 instituições de ensino superior do Brasil. Cada curso recebeu determinado número de estrelas, de acordo com a qualidade de ensino oferecida.




Para se chegar às melhores instituições, de acordo com a revista, os critérios de avaliação combinam indicadores de qualidade e de quantidade dos chamados cursos estrelados – aqueles que obtiveram de três a cinco estrelas. O peso preponderante é dado à qualidade. Na pontuação geral, USP e Unesp ocupam as duas primeiras colocações. Seguem-se três instituições particulares: Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, PUC do Rio Grande do Sul e PUC do Rio de Janeiro.


Avaliação – Todos os cursos avaliados das três universidades estaduais paulistas foram estrelados, a maior parte deles com a pontuação máxima. No caso da USP, um total de 116, 81 obtiveram cinco estrelas, o que equivale a cerca de 70%. A Unesp teve, entre 105 cursos, 43 com cinco estrelas (41%). Quanto à Unicamp, dos 35 cursos 24 ganharam o número máximo de estrelas (68%). O menor número de graduações que a Unicamp oferece, em comparação com as duas primeiras, pode explicar a sua colocação mais baixa no ranking, já que, no que se refere aos cursos cinco estrelas o seu resultado é quase igual ao da USP em termos porcentuais.

Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo




2 comentários:

  1. Confesso que me assustei com a Unicamp em 8º, mas como diz o texto, o nº de cursos estrelados influencia no geral...

    ResponderEliminar
  2. Alguem sabe dizer quais os tres cursos da Unicamp que receberam 3 estrelas?
    Obrigado

    ResponderEliminar