sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pesquisa da Unesp aborda uso de Tecnologias Digitais na Educação

Cursos a distância de Pedagogia e de Tecnologia Assistiva são estudados

Danielle Santos, doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, teve a sua pesquisa aprovada para participar da 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPEd), a ser realizada de 21 a 24 de outubro em Porto de Galinhas, PE.

Intitulada “Formação de Professores, Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Trabalho com Projetos e Escola Inclusiva: Possibilidades”, a pesquisa analisa o curso semipresencial de Pedagogia do projeto Univesp/Unesp (mais especificamente a disciplina Eixo Articulador: Educação Inclusiva e Especial); e o de extensão universitária de Tecnologia Assistiva na modalidade aperfeiçoamento oferecido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O estudo também trata da formação presencial no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e da formação em serviço dos professores da sala comum e do Atendimento Educacional Especializado do município de Araçatuba. “O objetivo deste trabalho é analisar que tipo de formação de professores pode proporcionar uma reforma curricular para trabalhar com projetos usando TDIC, com vistas à perspectiva de escola inclusiva”, comenta Danielle.

Orientada pela professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, pesquisadora da área da Educação Inclusiva, coordenadora acadêmica do projeto Redefor no Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD), e professora da FCT, do departamento de Estatística; e co-orientada pelo professor Klaus Schlünzen Junior, coordenador geral do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, coordenador de mídias do curso de Pedagogia Unesp/Univesp e professor da FCT, do departamento de Estatística, a doutoranda relata a satisfação que sentiu quando soube que o trabalho desenvolvido foi aceito no evento: “Será uma oportunidade ímpar de compartilhar essa experiência com pesquisadores renomados da área no Brasil, além de conhecer outras pesquisas da mesma natureza”.

Segundo Elisa, o projeto merece destaque porque versa sobre a discussão na melhoria da educação como um todo. “Esta pesquisa é de fundamental importância por realizar uma análise teórica e prática de formações voltada para temas complexos como uso da TDIC e Inclusão Escolar, por meio de um novo fazer pedagógico com trabalhos com projetos, nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância.

A pesquisadora terá, portanto, um campo vasto e fértil para explorar e trazer grandes contribuições para as pesquisas voltadas para formação inicial, continuada e em serviço”.

ANPEd - De acordo com o site da ANPEd, “entre os dias 21 e 24 de outubro estarão reunidos em Porto de Galinhas pesquisadores e pesquisadoras em Educação, docentes e discentes dos 111 Programas de Pós-Graduação em Educação deste país, além de convidados especiais que, com suas experiências e reflexões, enriquecem o debate educacional. São eles pesquisadores estrangeiros de distintos países da América Latina, dos Estados Unidos e Europa.

As Reuniões Anuais da Anped contam ainda com representantes de segmentos da sociedade civil organizada e do governo em seus distintos âmbitos”.

Fonte: Unesp

2 comentários: