segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dois programas e cinco projetos da Unesp são aprovados no ProExt 2013

Unidade de Assis, Botucatu, Franca, Marília e Prudente foram contempladas

Dois programas e cinco projetos da Unesp foram classificados e contemplados com recursos no Edital MEC/SESu nº02 – ProExt 2013. "É um resultado importante, pois a extensão não tem órgão de fomento a não ser os recursos próprios da Universidade”, afirma Maria Amélia Maximo de Araújo, pró-reitoria de extensão universitária da Unesp. 

Maria Amélia aponta que a Unesp vem participando desses editais desde 2006 e, a cada ano, a Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) tem se deparado com número cada vez maior de programas e projetos encaminhados para submissão. Em 2012, foram apresentados 5 programas e 13 projetos e, após avaliação do MEC/SESu, 2 programas e 5 projetos foram aprovados. 

O MEC/SESu é uma modalidade de fomento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da Extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior. 

Os objetivos dessa modalidade de fomento são: apoiar as Instituições Públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão, conforme o enquadramento da instituição, que contribuam para a implementação de políticas publicas; potencializar e ampliar os patamares de qualidade das ações propostas, projetando a natureza das mesmas e a missão das instituições de ensino superior públicas; estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior; contribuir para a melhoria da qualidade de educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares; e dotar as Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior de melhores condições de gestão de suas atividades acadêmicas de extensão para os fins prioritários enunciados no programa. 

A pró-reitora lembra ainda que a Extensão é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação entre a universidade e outros setores da sociedade orientado pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa. 

“O Forporoex - Fórum de Pró-Reitores de Extensão tem realizado um trabalho intensivo junto ao MEC/SESu no sentido de ampliar os valores de recursos disponibilizados ao ProExt, com o objetivo de aumentar as possibilidades de aprovações por Universidade”, informa Maria Amélia. 

"A Proex agradece aos docentes que submeteram projetos e programas para a avaliação externa. Reconhecemos o esforço de todos e parabenizamos aqueles que foram selecionados neste edital”, acrescenta a pró-reitora. 

Veja a lista dos programas e projetos aprovados em http://unesp.br/proex/noticia.php?artigo=8994

Fonte: Unesp

Sem comentários:

Enviar um comentário